"Do Latim às Línguas Nacionais", resenha de Ângelo Cristóvão

"O livro é um estudo do contexto geral, dos lugares-comuns – e não acontecimentos particulares de uma língua particular – que ao autor pareceram mais salientáveis, com o fim de ajudar a compreender o percurso linguístico (e cultural) da Europa"

Quarta, 18 Janeiro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Ângelo Cristóvão é presidente da F-AGLP e académico numerário da AGLP

Ângelo Cristóvão (*) - Lluís V. Aracil é o principal introdutor da sociolinguística no Estado espanhol. Ministrou sociolinguística e sociologia do discurso na Universidade de Barcelona entre os anos 1976-1987. Foi presidente do “Research Committee on Sociolinguistics” (secção especializada da International Sociological Association) no período 1978-1982.

A ele devemos contributos tão insignes como a primeira caracterização da sociolinguística em termos de paradigma científico, a introdução de conceitos tão divulgados (e também desvirtuados) como os de conflito linguístico, normalização linguística ou minorização. Aparecidos originariamente em diversas línguas, os seus principais trabalhos foram compilados em catalão em duas obras fundamentais: Papers de sociolingüística (1982) e Dir la realitat (1983). Publicou-se também La mort humana em 1998, livro com que – por palavras do seu discípulo Josep Conill – pretende contribuir para «a reconstrução do património axiológico da civilização ocidental». A última visita de Lluís Aracil à Galiza produziu-se em 1990, ano em que participou no III Congresso da AGAL, em Vigo.

"Do latim às línguas nacionais"

O livro contém um prefácio de Ângelo Cristóvão, como organizador. Apresenta-se a seguir o texto integral do referido seminário (incluídos os debates). Continua com um apêndice onde são reproduzidos textos originais de diversas épocas históricas, como exemplo das diferentes concepções sobre as línguas, e uma ampla bibliografia. O epílogo, da inteira responsabilidade do professor e sociolinguista valenciano Josep Conill, leva por título “Dizer o sentido. Uma aproximação à sociologia de Lluís V. Aracil”. O leitor achará neste texto um crítico e esclarecido estudo da obra araciliana, o que facilitará o seu conhecimento no espaço lusófono. O volume finaliza com a mais completa bibliografia do autor de Dir la realitat.

Edição crítica

Do latim às línguas nacionais: introdução à história social das línguas europeias é uma edição crítica que não se limita a reproduzir o texto original. Aliás, contribui para o texto araciliano com 400 referências bibliográficas e 160 notas de rodapé, da responsabilidade conjunta de Ângelo Cristóvão e Josep Conill. Destarte, leva-se a termo o lema do autor segundo o qual é preciso dar um sentido de abertura, de divulgação, fornecendo ao leitor interessado múltiplas referências de modo a poder continuar a investigação nos diversos temas delineados.

Um conteúdo de alta densidade

O livro não é um catálogo de autores, acontecimentos nem línguas, porque o texto está principalmente orientado ao estudo do contexto geral, dos lugares-comuns – e não acontecimentos particulares de uma língua particular – que ao autor pareceram mais salientáveis, com o fim de ajudar a compreender o percurso linguístico (e cultural) da Europa, e que permitem perceber uma linha evolutiva no pensamento, na concepção das línguas – nomeadamente do latim – e no seu relacionamento através dos séculos. Os primórdios da literatura escolástica, a distribuição dos usos entre o latim e as línguas vulgares, o surgimento da imprensa, o papel da Igreja, o humanismo vulgar, as literaturas modernas, a república literária, as línguas no ensino e o nacionalismo, junto com os seus contextos e consequências, são referenciados bibliograficamente com o mesmo objectivo: a compreensão dos processos históricos conduzentes à situação actual.

 

(*) Ângelo Cristóvão é presidente da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa e académico numerário da AGLP.

 

+ Ligaçons relacionadas: