Porto, Naçom de Falares

Este trabalho é considerado «um ato de rebeldia contra o cosmopolitismo falsamente progressista e um assomo de autenticidade»

Segunda, 01 Agosto 2011 07:36

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Um dos livros mais curiosos da loja Imperdível é, com certeza, Porto, Naçom de Falares. Nesta obra, o jornalista Alfredo Mendes achega-nos a mais completa recolha de calões à moda do Porto até hoje reunida em livro.

Som 1.735 os vocábulos que corporizam o admirável quanto prodigioso falar do Burgo. Um património ainda vivo que anda nas bocas do mundo, contagiando mesmo o mais incensado a pecaminosas faladuras. Porto, Naçom de Falares é considerado «um ato de rebeldia contra o cosmopolitismo falsamente progressista e um assomo de autenticidade».

Segundo o escritor e investigador Hélder Pacheco, que assina o prefácio, o livro de Mendes é «habitado por falares bairristas» e, nalguns casos, «regionais», que representam «a essência da identidade, a personificaçom da diversidade, a riqueza lexical e a própria estrutura sintática da língua portuguesa».

A obra de Alfredo Mendes, jornalista desde 1972, inclui igualmente um subcapítulo com algumas bem conhecidas expressões e locais da cidade do Porto, e umha dezena de histórias testemunhadas polo próprio, onde a espontaneidade do tipicismo fala mais alto.

Este trabalho de Alfredo Mendes está à venda por apenas 15€. Com a sua compra pode-se obter 1 ponto de fidelidade na loja Imperdível. Cada ponto de fidelidade é equivalente a um desconto de 0,20€.


+ Ligações relacionadas: