Língua portuguesa vale 17% do PIB português e 3,85 do PIB mundial

A língua portuguesa é uma das mais influentes do mundo, com tendência para o crescimento em número de falantes

Sábado, 03 Novembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

O livro indica a existência de mais de 250 milhões de falantes nativos de português, residentes nos 8 países de língua oficial portuguesa, o que representa 3,66% da população mundial e 3,85 do PIB

PGL - Os estudos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), apresentados no I Congresso Mundial de Empresários das Comunidades e Lusofonia, estão finalmente em livro. As investigações foram baseadas em informação disponível ao público e obtida a partir de diversas fontes, incluindo meios de informação especializados, fontes oficiais e outras consideradas credíveis.

O Potencial Económico da Língua Portuguesa compreende duas partes. Na primeira são apresentados estudos que relacionam a língua com as variáveis socioeconómicas, efetuados pelos investigadores Luís Reto, José Paulo Esperança, Mohamed Azzim Gulamhussen, Fernando Machado e António Firmino da Costa; na segunda, expõem-se os resultados de um inquérito sobre “usos e perceção dos utilizadores da língua” realizado a aprendentes de português em centros do Instituto Camões.

O livro indica a existência de mais de 250 milhões de falantes nativos de português, residentes nos 8 países de língua oficial portuguesa, o que representa 3,66% da população mundial e 3,85 do PIB do mundo.

Na avaliação do peso económico da língua, a obra dá atenção ao efeito da língua no comércio externo e no investimento direto estrangeiro, à influência na economia dos fluxos migratórios e o turismo, e ao valor das indústrias culturais, que, conforme dados de 2008, representa 2,8 de toda a riqueza criada em Portugal.

Na síntese final do estudo, afirma-se que a língua portuguesa é uma das mais influentes do mundo, com tendência para o crescimento em número de falantes e de utilizadores como segunda língua, e confirma-se a sua importância  como língua de cultura e ciência.

O livro enfatiza o “elevado grau de intercompreensão entre os falantes de português”, a pesar de algumas diferenças lexicais e gramaticais, facto que, no quadro da globalização atual, representa uma importante mais-valia da língua portuguesa.