Fundação Saramago lança revista digital e exposição para abrir sua nova sede

A publicação deste primeiro número da Blimunda coincide com a abertura ao público da nova sede da Fundação, na emblemática Casa dos Bicos

Quarta, 04 Julho 2012 07:31

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

José Carlos da Silva - A revista literária digital da Fundação José Saramago está com novo nome, depois de uma fase experimental, foi renomeado como Blimunda. Esta mudança vem motivada por razões administrativas relacionadas com o registro do nome da publicação.

Essas razões levaram a que o nome da mulher protagonista de Memorial do Convento, aquela que colecionava vontades e que via o interior das pessoas, desse agora o nome e personalidade a este espaço eletrônico que mantém os objetivos da Fundação José Saramago.

Tratando de assuntos diversos e não apenas as questões literárias, a Blimunda segue princípios que orientam a Fundação, como a defesa do meio ambiente, a valorização da cultura portuguesa, literária e não só, e aqueles que estão plasmados na Carta Universal dos Direitos Humanos e na Carta de Deveres Humanos sobre a qual a Fundação trabalha constantemente.

A publicação deste primeiro número da Blimunda coincide com a abertura ao público da nova sede da Fundação, na emblemática Casa dos Bicos. Este espaço, totalmente recuperado, permitirá a criação de um novo centro cultural na Cidade de Lisboa, à disposição de todos os que nos queiram visitar e, talvez, partilhar objetivos.

A Fundação abre as suas portas com uma grande exposição sobre a vida e a obra de José Saramago, organizada por Fernando Gómez Aguilera e intitulada José Saramago. A Semente e os Frutos.

Nela podem ser vistos diversos originais do escritor, um conjunto de vídeos e várias centenas dos livros que escreveu e que foram publicados em todo o mundo, quer dizer, os saborosos frutos que nasceram das sementes do trabalho realizado ao longo de uma longa vida plena que culminou a 18 de junho de 2010, faz agora dois anos, e que com este número de Blimunda humildemente se pretende homenagear.

Disponível em português e castelhano, a revista Blimunda pode ser baixada gratuitamente. A tradução dos textos é da responsabilidade da Cátedra de Tradução José Saramago, da Universidade de Barcelona.