O mundo através de 3.193 lentes
Um esforço de colaboração on-line para proteger a diversidade linguística global
Sexta, 09 Agosto 2013 07:58

O projeto inclui um mapa do mundo em que cada ponto representa uma língua ou variante linguística que se encontra em risco
PGL - O projeto Idiomas em Risco anima as pessoas a conhecerem o mundo a partir de cerca de 3.000 idiomas que se encontram em risco de desaparição. Os aproximadamente 600 falantes do chickasaw, no Oklahoma (EUA), 15.000 falantes do mirandês (Portugal) ou 10.000 falantes do baima (China), por referir apenas alguns exemplos dos milhares de línguas que se listam no website da iniciativa, que se descreve como «um esforço de colaboração on-line para proteger a diversidade linguística global».
Cada língua ou variante linguística vai representada com um ponto no mapa do mundo. A partir daí é possível aceder a uma breve ficha com os dados mais básicos: nome da modalidade linguística, código ISO, número de falantes e família a que pertence, entre outros.
Ainda, o website oferece recursos ou bibliografia (se estiverem disponíveis) para incrementar ou difundir o conhecimento global sobre cada um destes idiomas, para além de permitir às pessoas assinarem um boletim para receber informações acerca da língua ou línguas da sua preferência.
Este projeto web é uma iniciativa da Aliança pela Diversidade Linguística, da qual formam parte trinta organizações de todo o mundo, entre as quais o Laboratório de Linguas Indígenas (Universidade de Brasília).