Reportagem na Antena 1 sobre o ensino do português na Galiza: «falarás a nossa língua»

Razões identitárias e profissionais motivam o estudo do português na Galiza

Quarta, 09 Abril 2014 07:41

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

No Parlamento da Galiza repetiu-se há um mês umha situaçom de insólita unanimidade para aprovar a ILP Paz-Andrade

PGL - O professor de Português na Escola de Idiomas de Santiago Eduardo Maragoto; o secretário-geral de Política Lingüística, Valentín Garcia; o secretário da Academia Galega da Língua Portuguesa, Ângelo Cristóvão e o empresário e membro da comissom promotora da ILP Paz-Andrade Xosé Carlos Morell som só algumhas das pessoas que, junto estudantes de língua portuguesa interveem numha reportagem da Antena 1 de Portugal sobre o ensino da língua portuguesa na Galiza e sobre a recém aprovada iniciativa legislativa popular.

O jornalista da estaçom pública portuguesa Miguel Soares estivo na Galiza e recolheu numerosos depoimentos em centros em que a língua portuguesa é ensinada. Os alunos e alunas explicam para o jornalista as variadas razões que os levaram para o estudo do português, que vam das identitárias às necessidades profissionais.

Na parte final da reportagem também se faz umha referência —embora sem o mencionar diretamente— ao renovado dicionário Estraviz, o qual estará disponível nuns meses e reforçará o seu papel como ferramenta de referência para a comunidade lusófona galega.

 

+ Ligações relacionadas: