O ILG apresenta o novo corpus digital aberto do projeto internacional Tesouro do léxico patrimonial galego e português

Terça, 25 Fevereiro 2014 08:55

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Uma equipa de investigadores está a trabalhar desde 2009 no registo e integração num único banco de dados dum amplo número de “repertórios léxicos galegos, portugueses e brasileiros com referenciamento geográfico concreto das vozes contidas neles”. Agora, o corpus digital elaborado será acessível de forma livre e gratuita para todas as pessoas interessadas.

Na apresentação dos resultados do projeto participaram o vice-reitor de Investigação e Inovação, Francisco González, a coordenadora do projeto, Rosario Álvarez Blanco, o diretor do Instituto da Língua Galega da USC (ILG), Ernesto González Seoane, e o coordenador do Comité galego da equipa, Xulio Sousa Fernández, que manifestaram que o Tesouro do léxico patrimonial galego e português permitirá o acesso rápido e cómodo à informação contida em trabalhos de léxico dialetal de galego, português de Portugal e português do Brasil.

O Tesouro integra um total de 112 obras, 8 de Brasil, 49 da Galiza e 55 de Portugal, o que representa um conjunto de 155 676 registos. As procuras podem realizar-se a partir das formas léxicas, da localização (Galiza, Portugal e Brasil) ou do campo semântico associado.

Parte dos fundos da base de dados procedem de trabalhos já bem conhecidos, embora na maioria dos casos se trate de recursos inéditos ou de recursos que estavam em perigo de desaparição. A coordenadora do projeto sublinhou que todo o material, compilado com o “máximo respeito com o formato original”, será de utilidade tanto para os estudiosos da língua quanto para os investigadores da etnografia, a antropologia ou a história, os docentes e o público em geral.

O projeto do Tesouro foi promovido polo Instituto da Língua Galega da USC e na atualidade colaboram nele vinte universidades da Galiza, Portugal e Brasil.