Comunicação social portuguesa noticia ILP Paz-Andrade

Parlamento da Galiza já colocou a ILP Paz-Andrade na secção "Lexisla con Nós"

Segunda, 22 Abril 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A comunicação social portuguesa noticiou nos últimos diaso facto de o Parlamento da Galiza admitir a trâmite a ILP Valentim-Paz Andrade. Meios como a Agência Lusa, RTP, Expresso ou DestaK, entre outros, referenciaram a iniciativa.

A imprensa portuguesa destaca que a ILP atingiu 17.000 pessoas, e ressalta que tem como objetivo o aproveitamento do potencial da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia. Esta proposta foi desenvolvida durante o ano de 2012 pela comissão promotora da Iniciativa Legislativa Popular  ILP "Valentin Paz-Andrade" .

A lei estabelece no primeiro dos seus três artigos que o governo galego “incorporará progressivamente, no prazo de quatro anos, a aprendizagem da língua portuguesa em todos os níveis do ensino” e que o domínio do português “terá especial reconhecimento para o acesso à função pública”. No segundo artigo propõe-se como “objetivo estratégico” do governo e das instituições galegas o relacionamento a todos os níveis com os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente fóruns culturais, económicos, ambientais e desportivos. O terceiro artigo dispõe que o governo galego “tomará quantas medidas forem necessárias para lograr a receção das televisões e rádios portuguesas mediante Televisão Digital Terrestre”.

Joam Evans Pim, membro da comissão promotora da ILP “Valentim Paz- Andrade”, declarou que se reuniram com os quatro grupos parlamentares galegos e confiam em que todos votem favoravelmente para que a proposição da iniciativa popular se plasme em lei.

O Parlamento da Galiza já colocou a ILP Paz-Andrade na secção "Lexisla con Nós" para que os cidadãos que assim o desejarem possam opinar e comentar sobre esta iniciativa de lei.

 

+ Ligações relacionadas: