Lançamento da 2ª edição do livro 'O galego é uma oportunidade' na Universidade Complutense de Madrid

Quarta-feira, 26 de março, às 12h30, no Edifício A do salão de graus da Faculdade de Filologia da UCM

Quarta, 26 Março 2014 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Quarta-feira, 26 de março, às 12h30, na Faculadade de Filologia (Edifício A, salão de Graus) da Universidade Complutense de Madrid , terá lugar o lançamento da 2ª edição de O Galego é uma Oportunidade de Valentim Fagim e José Ramom Pichel. O ato contará com a presença dos autores e de Juan Carlos Moreno Cabrera, da Universidade Autónoma de Madrid. A atividade está organizada polo Centro de Estudos Galegos da Universidade Complutense de Madrid, coordenado por Ricardo Pichel.

Livro em versão bilingue português-castelhano cujo objetivo é mostrar que a nossa vantagem como galegos e galegas é a língua. A ideia força é que a Galiza é o único país do mundo em que são oficiais dois dos idiomas mais falados, o português —embora sob a normativa ILG-RAG— e o castelhano, e que essa vantagem não está a ser aproveitada pela cidadania ou empresas, e também não potenciada pelas administrações públicas. O galego, como parte do diassistema lusófono, é uma oportunidade para a internacionalização das empresas galegas, pois dentro os principais mercados emergentes, os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a Galiza compartilha o idioma com um deles, aliás uma potência económica em continuado crescimento. Isto situa as empresas galegas com umha clara vantagem face a quaisquer outras do Estado espanhol.

Esta questão é de muito interesse para os relatores, e foi precisamente uma das razões que os levou para publicarem O Galego é uma Oportunidade.

 

 

 

Os autores

Valentim Fagim

Licenciado em Filologia Galego-Portuguesa e diplomado em História. Em 1996 funda a Livraria A Palavra Perduda em Santiago de Compostela e trabalha na distribuição de livros em português. Desde 2001 até 2009 exerce de professor de português na Escola de Idiomas de Ourense. Desempenhou diferentes responsabilidades no local social a Esmorga entre 2006 e 2008. Membro desde 2008 da AGLP, Academia Galega da Língua Portuguesa. Entre 2009 e 2012 foi presidente da Associaçom Galega de Língua, AGAL. No seio da AGAL tem sido responsável criador e responsável de vários projetos e áreas de trabalho. Desde 2012 é professor de português na EOI de Santiago de Compostela. Tem publicados três livros, O Galego (im)possível [2001], Do Ñ para o NH [2009] e O Galego é uma oortunidade/El gallego es una oportunidad [2012]. Formou várias equipas para a criação de cursos on-line. Tem publicado colunas e artigos em diferentes meios e revistas. Desde 2006 tem uma coluna chamada Língua Nacional no periódico Novas da Galiza e desde 2012 escreve para a versão digital do Sermos Galiza. Parte dos seus trabalhos estão disponíveis em: http://valentimrfagim.blogaliza.org. Atualmente é vice-presidente da AGAL.

José Ramom Pichel

Nascido em 72 na cidade de Compostela, ao terceiro dia exilou-se para a Travessa de Vigo (Vigo). Gosta desde menino dos computadores e das línguas. Engenheiro informático pola UDC, co-fundador da Plataforma polo Galego na Informática no ano 1994. É atualmente o Diretor da Área de Engenharia Linguística da empresa imaxin|software, de que é um dos seus fundadores. Colaborador também de meios de comunicação, manteve uma secção no Galicia Hoxe intitulada Medo aos Aviões, onde dissertou sobre a relação entre sociedade e tecnologias da informação. Em 2010 foi coordenador da missão comercial ao Brasil do cluster galego de empresas TIC.

 

+ Ligações relacionadas: