Crónica da palestra de Valentim R. Fagim no IES Macias o Namorado
A atividade foi muito intensa, principiando por volta das 10:45 com três turmas pertencentes aos ciclos formativos de formação profissional do ramo de Administração
Quinta, 10 Fevereiro 2011 00:00

Manuel César Vila (*) - No IES Macias o Namorado tivemos a sorte de contar no nosso centro com o presidente da AGAL. A experiência, em termos gerais, foi ótima, não assim para o Valentim que ficou muito cansado, facto normal ante o esforço desenvolvido durante duas palestras de cem minutos cada uma e quase sem intervalo entre elas.
Nelas, desenvolveu a estratégia luso-brasileira de uma maneira muito pedagógica e provocando o interesse dos assistentes. Como digo, a atividade foi muito intensa, principiando por volta das 10:45 com três turmas pertencentes aos ciclos formativos de formação profissional do ramo de Administração.
O pessoal esteve muito atento à exposição do Valentim e muito participativo no jogo de ir preenchendo os ocos de uma linda música de Adriana Calcanhotto. A atividade demorou-se durante 100 minutos e maioritariamente o alunado ficou muito contente e realizando, à saída do salão de atos, comentários positivos.
Também o professorado presente esteve muito ativo e colaborador, ao igual que recetivo à exposição do Valentim. Contudo, botamos em falta a um aluno do primeiro ano do ciclo superior de Administração e finanças, Aurélio Lopes, que nesses momentos estava a ser julgado em Vigo como ativista a favor da língua numa ação de boicote contra um ato de Galicia Bilíngüe.
A continuação da primeira palestra correu uma segunda ante um grupo muito mais numeroso de alunos de bacharelato. O Valentim, como sempre, esteve genial, mas nem todo o alunado tirou proveito do seu trabalho. A ausência do professorado responsável pelas alunas e alunos nessa faixa horária, o grande número de pessoal —por volta de oitenta— e o facto de coincidir nas duas últimas horas da manhã, dificultou muito mais o trabalho do nosso presidente, o desenvolvimento da atividade e a eficácia da mesma.
Como conclusão final e em termos gerais, poderíamos qualificar de boa a experiência... e incluso como aprendizagem para o futuro, pois haveria que apontar não deixar exausto ao palestrante com duas atividades no mesmo dia, e não organizá-las para grupos muito numerosos —mais de 40 ou 45 pessoas dificultam muito o seu desenvolvimento—. Não queria finalizar esta crónica sem agradecer ao Valentim o seu grande esforço e parabenizá-lo pelo seu maravilhoso trabalho, agradecimentos e parabéns de toda a Equipa de Normalização Linguística do IES Macias o Namorado.
Vídeo-galeria da atividade
(*) Membro da Equipa de Normalização Linguística do IES Macias o Namorado
+ Ligações relacionadas:
- Independentismo afirma que ativistas pola língua podem ser condenados a prisom [PGL, 02/02/2011]
- Palestra de Valentim R. Fagim sobre a apariçom do castelhano na cena galega [PGL, 02/02/2011]
- J.R. Pichel: «A diferença entre "Eu falo galego" e "Eu falo português" é só uma palavra» [PGL, 01/02/2011]
- Valentim R. Fagim apresenta 'Do Ñ para o NH' na EOI de Ponte Vedra [PGL, 15/12/2010]
- Apresentaçom da estratégia luso-brasileira na Faculdade de Filologia da Corunha [PGL, 07/12/2010]
- O presidente da AGAL dá três palestras esta semana [PGL, 01/12/2010]
- A estratégia luso-brasileira no IES da Sangrinha [PGL, 23/11/2010]