Generalitat Valenciana dá por morto o convénio de reciprocidade e diz que a TV3 não emitirá no País Valenciano
Diz que é preciso respeitar o âmbito territorial, a denominação 'Comunidade Valenciana' e a denominação da língua
Quinta, 19 Dezembro 2013 00:00
PGL - O vice-presidente e porta-voz do governo valenciano, José Ciscar, deu no passado sábado por impossível o regresso do sinal da TV3 ao País Valenciano. Ciscar disse que a TV3 não cumpre o que estabelece o convênio de reciprocidade com respeito aos signos de identidade recolhidos no estatuto valenciano. A perguntas dos meios, Ciscar disse que se a TV3 estivesse disposta a respeitar este requisito 'quiçá falaríamos noutro cenário'.
Em concreto, disse que a TV3 tem de respeitar 'o âmbito territorial da Comunidade Valenciana, a denominação desta comunidade e a denominação da língua recolhidas no estatuto de autonomia'. 'O Conselho não contempla a possibilidade de que fora das normas legais se possa ver a televisão de uma comunidade autónoma', vai insistir.
Perguntado sobre se o convênio de reciprocidade assinado entre a TV3 e o Canal9 ainda tem vigência, dado que RTVV deixou de emitir, o vice-presidente disse que 'evidentemente ao deixar de existir a televisão valenciana os convênios de reciprocidade são deixados sem efeito'.
Sobre o mesmo convênio, José Ciscar vai salientar que o que a Generalitat valenciana considerava beneficioso era que 'além de que se pudessem ver as duas televisões, pudessem ser respeitados os signos de identidade da Comunidade Valenciana, que é o que se recolhia e ao que se obrigava a Generalitat catalã neste convênio'. Ciscar acrescentou que esta obrigação 'neste momento não se está a produzir e isto não nos dá muitas garantias que no futuro possam vir a ser reconduzidas as coisas'.
Ciscar advertiu que enquanto não se produzir esta mudança 'não vamos procurar outra fórmula, todos sabemos que as possibilidades técnicas e tecnológicas estão aqui, não se está a impedir que se veja qualquer televisão do mundo'.
(*) Fonte original da notícia Vilaweb.