Tudo pronto para o nascimento da primeira televisão integralmente em língua occitana na internet

ÒcTele emitirá quatro horas diárias a partir do dia 20 · A grelha incluirá informativos, programas infantis e de entretenimento

Quarta, 18 Dezembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Nationalia - Serão quatro horas de programação diária, cada serão, nas telas dos computadores e tabletes. Sábado próximo, dia 20 de dezembro, nasce ÒcTele, uma televisão em linha que será a primeira a emitir a totalidade dos seus conteúdos em língua occitana. Segundo o bloco especializado em atualidade occitana Lo blòg occitan, a grelha da programação incluirá informativos, desenhos animados e programas de entretenimento.

ÒcTele conta com o apoio financeiro da região da Aquitánia e do Midi-Pirinéus e de vários departamentos occitanos, e é lançada pelo promotor Lionel Buannic, o fundador de Brezhoweb, outra televisão em linha que emite integralmente em bretão. Nesta entrevista na Sul-Ouest France, Buannic explicava em setembro passado que as emissões irão destinadas sobretudo a um público jovem.

A primeira emissão do novo canal occitano por internet fazer-se-á de Bordeus, na sede do Conselho Regional da Aquitània. Mesmo assim, a sede física da televisão em linha estará no povo de Lescar, no Bearn.

No espaço de Facebook de ÒcTele podem-se encontrar algumas pequenas provas de um par de programas (documental e infantil) que poder-se-ão seguir na televisão occitana.