Portugal noticia alargadamente a implementaçom do AO por parte do NGZ

Diversos jornais reproduziram declarações de Eduardo Maragoto à agência Lusa

Sexta, 11 Fevereiro 2011 08:35

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Vários meios de Portugal noticiárom já o facto de o mensal Novas da Galiza passar a implementar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Em declarações à agência Lusa, recolhidas polo resto da imprensa, o coordenador da equipa de correçom do NGZ, Eduardo Maragoto, explicou a decisom.

Para Maragoto, «em termos de fortalecimento do idioma, aplicar o AO aproxima muito o português e o galego porque as pessoas começam a ver futuras mais valias económicas e políticas para o galego. Começam a ver a lusofonia como um mundo mais forte em que faz todo o sentido estarmos».

Segundo o coordenador da equipa de correçom do Novas, depois de duas décadas de intensos debates, designadamente no seio da sociedade portuguesa, «deixou de existir a mais mínima dúvida de que [o caminho do AO] este será o caminho seguido por todos os países de língua oficial portuguesa».

Eduardo Maragoto finaliza desejando que «no próximo passo que os países lusófonos derem no mesmo sentido, a Galiza possa participar em igualdade de condições. Fazemos votos para que as instituições galegas saibam estar à altura e agir com responsabilidade neste âmbito».


+ Ligações relacionadas: