Cazuza: o poeta mostra sua cara!
Terça, 22 Outubro 2013 08:06

José Carlos da Silva - Considerado um dos maiores artistas da geração 1980, o poeta, cantor e compositor Cazuza, chega ao Museu da Língua Portuguesa na exposição “CAZUZA mostra sua cara”, com curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia. Nascido Agenor de Miranda Araújo Neto, sempre rebelde e contestador, ficou nacionalmente conhecido à frente do banda Barão Vermelho, nos anos 1980, quando o Brasil conheceu uma renovada geração de bandas de rock e pop, como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Titãs, Paralamas do Sucesso e o próprio Barão Vermelho.
Cazuza teve carreira meteórica e logo deixou a banda. Entre os maiores sucessos da fase solo estão: "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do meu Show", "O Tempo não Pára" e "O Nosso Amor a Gente Inventa". Em 1989 declarou-se soropositivo, falecendo em 1990, em decorrência das complicações causadas pela AIDS.
Cazuza viveu de forma intensa e queria mudar o mundo. Como poeta, soube como poucos transformar sentimentos e paixões em poesia com versos crus e diretos.
A exposição do Museu da Língua Portuguesa é a primeira em sua história dedicada ao poeta- compositor e o Museu oferece ao público uma abordagem dupla e indissociável sobre a Língua Portuguesa e a música brasileira como patrimônios imateriais do Brasil.
Montada no primeiro andar do Museu até o dia 23 de fevereiro de 2014, a mostra apresenta Cazuza como um dos expoentes da canção popular, que soube unir a tradição escrita à oral, fazendo a poesia circular livremente do livro para a música".
Depois de Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Rubem Braga, o Museu da Língua Portuguesa confirma sua vocação inovadora de celebrar a língua nos seus mais variados e ricos usos e apresenta a obra contemporânea e ligada à Música Popular Brasileira.
A mostra cenográfica e interativa, como já é uma marca registrada do Museu da Língua Portuguesa, apresentará a vida e obra deste poeta, músico, cantor e pensador que com sua poesia, irreverência e inconformismo sacudiu o cenário musical brasileiro nos anos 80 e 90.
Dividida em salas, a exposição traduz a inquietação do artista e apresenta sua obra musical e poética de maneira lúdica e expressiva, de modo a agradar os jovens de todas as idades.
Para saber mais sobre Cazuza - http://cazuza.info/
SERVIÇO
de 22/10/2013 a 23/02/2014
Terças das 10:00 às 22:00 -
Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 18:00
Museu da Língua Portuguesa
http://www.museulinguaportuguesa.org.br
Praça da Luz, s/nº
Luz - Centro
São Paulo