Absurdo linguístico: Brasil exige português da «vertente brasileira» para concurso em Moçambique
Quinta, 03 Outubro 2013 08:10
PGL Brasil - Um concurso para diretor do Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), aberto no dia 10 de setembro, está dando o que falar, pois a embaixada do Brasil em Maputo estabeleceu o seguinte requisito: «desejável conhecimento da escrita portuguesa na vertente brasileira». Porém, conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, não existe uma «vertente brasileira», pois a ortografia portuguesa e brasileira foram unificadas.
O concurso para diretor do CCBM está aberto a candidatos brasileiros e estrangeiros que tenham residência permanente em Moçambique. Também são exigidos bons conhecimentos da cultura e literatura brasileira e moçambicana; experiência anterior em produção e gestão cultural; e fluência em inglês. O edital completo pode ser conferiro no site da embaixada
Dos oito Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apenas Moçambique e Angola não ratificaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, mas o Brasil, que promove este concurso, sim.
Sobre o CCBM
O Centro Cultural Brasil-Moçambique "José Aparecido de Oliveira" foi inaugurado em 27 de Novembro de 1989, pelo então Ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira. Ele nasceu no espírito do Acordo Geral de Cooperação entre o Brasil e Moçambique, firmado em 1981, e hoje oferece o ensino de português para estrangeiros, aulas de capoeira, uma biblioteca e dois auditórios.