23º Cine Ceará homenageia cinematografia Portuguesa Contemporânea

Sábado, 07 Setembro 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

José Carlos da Silva - A cinematografia portuguesa contemporânea é a estrela do 23º Cine Ceará,onde serão apresentados longas e curtas metragens produzidos nos últimos 15 anos. O evento conta com o apoio da Embaixada de Portugal / Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil,  e também homenageará a atriz, cantora e cineasta portuguesa Maria de Medeiros, que apresentará seu recente trabalho ‘Repare bem’, filmado recentemente, sobre a ditadura militar brasileira.

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, evento que já faz parte do calendário cultural de Fortaleza – Ceará e do Brasil será realizado de 7 a 14 de setembro, pela primeira vez no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Exibições e palestras também no espaço da Caixa Cultural, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Mercado dos Pinhões e na Vila das Artes.

Oito produções concorrem ao Troféu Mucuripe de longa-metragem nas categorias melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica. Dentre eles está o longa Rincón de Darwin, de Diego Fernández Pujol (Uruguai-Portugal) que participou recentemente do Festroia – Competição Primeiras Obras em Portugal.

Na categoria curtas-metragens, concorrem doze filmes  nos prêmios:  melhor filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica.