Museu comemora centenário de Rubem Braga com grande exposição
Quarta, 26 Junho 2013 00:00

José Carlos da Silva - De 25 de junho até o dia 1 de setembro, paulistanos e turistas podem conferir a mostra interativa “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” que comemora o centenário de escritor, nascido em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), e que elevou a crônica à potência máxima na literatura brasileira.
A mostra reúne textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, para que os visitantes – em especial as novas gerações – possam mergulhar no universo deste grande escritor.
A mostra está dividida em módulos temáticos: Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos e Cobertura, que retratam desde a sua infância em Cachoeiro de Itapemirim; o dia-a-dia em jornais como redator, repórter político e também de artes plásticas; como sua ação como correspondente de Guerra na Itália; sua paixão por pássaros, tema recorrente de seus textos; e sua lendária cobertura em Ipanema, no Rio, um pedaço do mundo rural em plena selva urbana, com pomar e passarinhos.
Cada espaço tem uma concepção visual de modo a provocar no espectador a ideia de imersão no universo ali retratado.
Assim, na sala Retratos, imagens do escritor, em diversas épocas de sua vida, ocupam uma parede.
Em Capital Secreta do Mundo estão dez caixas suspensas que, ao serem abertas, revelam textos, documentos e fotos.
Já em Redação estão reproduções de páginas de jornal cobrem paredes e chão, e dez mesas, típicas das existentes dos jornais da época, trazem um tema cada uma, que podem ser explorados pelo espectador a partir de iPads (tabletes) acoplados a antigas máquinas de escrever, como se fossem folhas de papel.
As mesas temáticas, que mostram suas várias facetas, atividades e interesses, são: Espírito Santo, Manchete, Diplomata, O andarilho, Homem de televisão, Editor, Repórter, Escritor, Arte, O homem Rubem Braga.
No espaço Guerra, em uma mesa estão dez telefones antigos, típicos dos anos 1940, que, ao serem tirados do gancho, permitem ao visitante ouvir músicas, jingles, trechos de programas de rádio e noticiário da época da Segunda Guerra Mundial.
No último espaço, Cobertura, é reproduzida sua famosa cobertura, palco de reuniões memoráveis com amigos artistas e intelectuais. Nela, os visitantes podem assistir os depoimentos em vídeo de Ziraldo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Danuza Leão, Fernanda Montenegro, entre outros.
Serviço: Exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”
Museu da Língua Portuguesa – São Paulo - Brasil
Visitação: de 25 de junho a 1 de setembro
Endereço: Praça da Luz s/n; tel.: (11) 3322-0080
Horário: de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Às terças-feiras, o museu fica aberto até as 22h.
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita às terças-feiras e ao sábados