Uneb inaugura 1ª cátedra do Nordeste sobre literatura e cultura portuguesas

Segunda, 17 Junho 2013 21:15

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

José Carlos da Silva - A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no início de junho, abriu oficialmente a Cátedra Fidelino de Figueiredo, primeira na área da literatura e cultura portuguesas no Nordeste do Brasil.

A cerimônia de inauguração, realizada no Teatro Uneb, em Salvador, contou com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles e palestra de Cleonice Berardinelli, ocupante da cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras e considerada a maior especialista brasileira em literatura portuguesa.

A cátedra, que foi proposta pela professora do Campus VI da Uneb, em Caetité, Rita Aparecida Santos, tem como objetivo de criar um espaço para desenvolvimento de pesquisas e formação dos professores na área da literatura.

A primeira ação da cátedra é a exposição ‘Pintando Fernando Pessoa’, da artista plástica mineira Lélia Duarte. A iniciativa comemora os 125 anos de nascimento do poeta português e, junto com a inauguração da Cátedra integra as comemorações pelos 30 anos de criação da Uneb.