Festival Literário de Macau promove encontro entre escritores chineses e lusófonos

Quinta, 21 Fevereiro 2013 09:37

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

José Carlos da Silva - A ex-colônia portuguesa, a bela Macau, administrada pela China desde 1999 promoverá entre os dias 10 e 16 de março a segunda edição da Rota das Letras – Festival Literário de Macau.

A edição 2013 terá o escritor Jorge Amado como o grande homenageado, com a exibição de filmes sobre sua vida e obra e a presença de Paloma e Cecília Amado, filha e neta do escritor baiano, cujo centenário do nascimento foi celebrado no ano passado.

Mais de 30 autores confirmaram presença na segunda edição da Rota das Letras – Festival Literário de Macau, que acontece de 10 a 16 de Março. Ex-colônia portuguesa, a pequena ilha, região administrativa da China desde 1999, é conhecida como Las Vegas da Ásia.

Estão confirmados mais de trinta escritores, entre eles a brasileira Vanessa Bárbara, o português Valter Hugo Mãe e o angolano José Eduardo Agualusa, que participarão de conferências ao lado de  grandes nomes da literatura oriental, como Bi Feiyu, autor de Three Sisters, Hang Shaogong,  autor de A Dictionary of Maqiao, um dos cem grandes romances chineses do século XX, Hong Ying, uma das autoras chinesas mais conhecidas internacionalmente, e Yi Sha, poeta rejeitada pela academia chinesa por ter rompido com a tradição literária do país.

Durante o Festival Rota das Letras será lançado o livro de contos sobre Macau, uma coletânea de textos do público,  selecionados por um júri, e de escritores que participaram do evento no ano passado. Entre eles, o brasileiro João Paulo Cuenca, o português José Luís Peixoto, Lolita Hu, de Twaian, e Xu Xi, de Hong Kong.
A experiência se repetirá este ano, com os escritores sendo novamente convidados a escrever sobre a cidade.

 

+Informações e programação completa: