Quinta sessão do Simpósio Carvalho Calero em Vigo

Terça, 30 Novembro 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Hoje, 30 de novembro, às 19h00, na sala de conferências do Teatro Caixanova em Vigo, vai ter lugar a sessão de encerramento do Simpósio Carvalho Calero, evento organizado pola Fundaçom Meendinho. Nesta última sessão participarão os sociolinguistas Celso Alvárez Cáccamo e António Gil Hernandez, ambos académicos da AGLP.

Celso Álvarez Cáccamo falará sobre "O pensamento de Carvalho Calero, o campo Intelectual e a situação da língua", é António Gil intervirá com a exposição  “A AGLP é o projeto de Carvalho Calero, o seu reconhecimento internacional lusófono e a valorização da sua figura".

Na passada quinta-feira em Ourense decorreu a quarta sessão, na qual os professores Valentim Rodrigues Fagim, atual Presidente da AGAL, e Bernando Penabade, ex-presidente, mergulharam e apresentaram aspetos que têm que ver com as ideias e obra de Carvalho Calero.

Valentim fez uma magnífica exposição virada para levarmos avante agora e com sucesso o programa de Carvalho Calero, explicando claramente a estratégia luso-brasileira, é dizer as vantagens da opção reintegracionista para a nossa língua.

Por seu lado, Bernardo Penabade mergulhou na figura de Carvalho, na sua palavra e obra, de tal modo que mesmo pareceu estar lá encarnado na su voz. O professor Penabade fez um percurso pola sua história vital e de como a fortuna, com ajuda de um professor asturiano, o levou a tomar em conta a proposta reintegracionista ao final do bacharelato. Já na Universidade de Compostela, descobriu e conheceu o verbo e o saber luminoso de Carvalho Calero.

A leitura de um capítulo do magnífico romance carvaliano Scórpio, obra de leitura indispensável, nomeadamente para a toda a mocidade urbana da Galiza, encerrou essa quarta sessão, que esteve apresentada polo coordenador do grupo PGL + i, Vítor M. Lourenço Peres.

 

+ Ligações relacionadas: