Primeira sessão do Simpósio Carvalho Calero colocou em destaque alunado do professor

Segunda sessão decorre nesta quarta-feira, dia 10, às 19h00, no local cultural de Caixanova em Ourense (Avenida de Ponte Vedra, 9-1º)

Quarta, 10 Novembro 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Margarida Martins, Isaac Alonso Estraviz e José-Martinho Montero Santalha

PGL - Na primeira das sessões do simpósio Carvalho Calero, que decorreu em Vigo na passada quinta-feira, 4 de Novembro, José-Martinho Montero Santalha e Isaac Alonso Estraviz, duas das pessoas que tiveram um contato mais estreito e duradouro com Ricardo Carvalho Calero, falaram acerca do pensamento do saudoso professor e de como ele foi evoluindo ao longo da sua vida.

O catedrático e presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa, José-Martinho Montero Santalha, fez um percurso pela vida e pensamento de Carvalho, bem como pela sua evolução, apoiando-se para isso em textos autobiográficos escritos pelo próprio professor e trazendo à tona interessantes dados da intensa relação pessoal que manteve com ele.

Por seu lado, o lexicógrafo e vice-presidente da AGLP, Isaac Alonso Estraviz, falou, igualmente, da sua relação pessoal com Carvalho Calero a partir do momento em que o conheceu, lá nos anos 50 do século passado -quando o lexicógrafo contava só com 24 anos, e de como viu a evolução e os passos avante que Carvalho foi dando por coerência e integridade.

Quer Estraviz quer Montero Santalha bateram o ponto num dado signifitivo: a importância do alunado à hora de avaliar os avanços no pensamento de Ricardo Carvalho Calero, pois em muitos casos supuseram autênticas alavancas em que se apoiou.

Logo a seguir das intervenções dos dois ponentes nesta primera sessão do simpósio houve um interessante colóquio.

Segunda sessão nesta quarta-feira em Ourense

As comunicações do Simpósio Carvalho Calero "Construíndo uma Língua: Das falas galegas até o galego português ou português da Galiza" têm lugar durante todas as quintas-feiras do mês de novembro, às 19h00 -e não as 18h00 como por erro aparece no programa impresso, nos locais culturais de Caixanova em Vigo e Ourense.

A segunda sessão do Simpósio decorre em Ourense, sendo avançada para esta quarta-feira, dia 10, às 19h00, por coincidir a quinta com dia feriado na cidade. Os ponentes nesta ocasião serão o professor José Paz, que apresentará uma exposição sob o título "Sobre as ideias pedagógicas de Carvalho Calero; o académico Xavier Vázquez Freire,  que falará sobre "Arredor de Scórpio"; e Alexandre Banhos, presidente da Meendinho, que exporá a comunicação "De mentiras e falsidades".

 

+ Ligações relacionadas: