Mais Ops na província de Lugo graças à Deputación
Com a colaboração da Área de Cultura da Deputación Provincial de Lugo
Quarta, 21 Novembro 2012 09:29

PGL - Esta semana decorreram sete novos ateliês Ops! (O Português Simples) na província de Lugo. Como aconteceu há duas semanas, chegaram graças à Área de Cultura da Deputación provincial. Chantada e Burela são as localidades em que tiveram lugar estas atividades formativas.
Três dos Ops! foram no chantadino IES Vale do Asma, os dias 19 e 20, com Carme Saborido. Outros seis no mesmo concelho, mas desta vez no IES Lama das Quendas, os dias 19, 20 e 21, com Noemi Pinheira. Os Cinco Ops restantes os dias 19 e 20, no IES Perdouro, em Burela, ministrador por Loaira Fernández e Jurjo Martins, respetivamente. Precisamente, no centro educativo burelão publicaram uma nota informativa —com foto— acerca do ateliê.
O português simples
O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).
Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.
No ano 2011 foram ministrados quase 80 ateliês, cifra ultrapassada já no ano 2012. As atividades decorreram em várias dúzias de cidades e vilas de toda a geografia galega que chegaram a mais de 2.000 alunos e alunas cada ano.