Quatro Ops! esta semana

Com a colaboração da Área de Cultura da Deputación Provincial de Lugo

Segunda, 05 Novembro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Esta semana haverá quatro ateliês Ops!. A dia 5, no IES Ilha de Sarom, em Jove, dois Ops! ministrados por Loaira Martínez. A dia 7, no IES Alfoz-Valadouro, outros dois ateliês, neste caso lecionados por Noemi Pinheira. Como indicado há uns dias no Portal, os ateliês Ops! atingem neste curso a terceira edição, o qual evidencia a sua consolidação. Neste caso concreto, contam com o apoio da Área de Cultura da Deputación Provincial de Lugo.

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

No ano 2011 foram ministrados quase 80 ateliês, cifra ultrapassada já no ano 2012. As atividades decorreram em várias dúzias de cidades e vilas de toda a geografia galega que chegaram a mais de 2.000 alunos e alunas cada ano.