Já em andamento os Ops! do curso 2012-2013

Ademais de secundário e bacharelao, haverá um ateliê focado em alunas e alunos do segundo ciclo de Guias e Assistentes Turísticos e segundo ciclo de Gestão de Eventos e Agência de Viagens

Terça, 23 Outubro 2012 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

O curso 2012-2013 representa a continuidade de uma atividade formativa de qualidade

PGL - Com o início do curso 2012-2013 regressam os ateliês Ops! (O Português Simples), uma ação formativa de qualidade que atinge já a terceira edição, o qual evidencia a sua consolidação. Uma das constantes é que os centros educativos que contratam um ou vários Ops! acabam por repetir. É o caso de vários dos que vão decorrer esta semana em Vigo.

Os primeiro ateliês terão lugar hoje, dia 23. No IES Castelao, a professora Íria Mayer lecionará um Ops! para alunas e alunos de 3º de ESO; enquanto Noemi Pinheira ministrará um outro no CPR Andersen para turmas de 1º e 2º de secundário.

A 24 de outubro, Carme Saborido estará com as alunas e alunos de 1º de bacharelado do Plurilingue Mariano, e Loaira Martínez no IES Politécnico. Quinta-feira, dia 25, Loaira Martínez estará no IES Valadares para ministrar ateliês a alunas e alunos de 2º e 3º de secundário,

A semana finaliza a dia 26 com dois Ops! ministrador por Noemi Pinheira no CIFP Manuel Antonio, destinados a alunas e alunos do segundo ciclo de Guias e Assistentes Turísticos e segundo ciclo de Gestão de Eventos e Agência de Viagens.

E na próxima semana...

Já para a próxima semana está confirmado um ateliê para 4º de ESO do IES A Guia, lecionado por Carme Saborido.

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

No ano 2011 foram ministrados quase 80 ateliês, cifra ultrapassada já no ano 2012. As atividades decorreram em várias dúzias de cidades e vilas de toda a geografia galega que chegaram a mais de 2.000 alunos e alunas cada ano.