Ops! em Ribeira, Ourense e Ordes nesta semana das letras

Está em fase experimental o Ops! para ensino primário

Segunda, 14 Maio 2012 08:27

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Semana das letras galegas, mais uma semana de Ops! (O Português Simples). Ribeira, Ourense e Ordes são as localidades que vão acolher os ateliês, uma atividade dirigida ao ensino secundário (e experimentalmente no primário) criada para pôr em valor a língua da Galiza.

Hoje, dia 14 de maio, haverá um Ops! no IES Leliadoura de Ribeira, com a professora Loaira Martínez, e um outro no IES 12 de Outubro de Ourense, com Carme Saborido. A dia 18, sexta-feira, Loaira Martínez ministrará um ateliê no IES Maruja Malho de Ordes.

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

No ano 2011 foram ministrados quase 80 ateliês em várias dúzias de cidades e vilas de toda a geografia galega que chegaram a mais de 2.000 alunos e alunas.

Ateliê para primário

Como indicado no começo desta informação, está em fase experimental a linha de ensino primário dos ateliês Ops!. No CEP Marcos da Portela, em Campanhó (concelho de Ponte Vedra), teve lugar uma prova com estudantes de 6º curso. Segundo o professor Carlos Valcárcel, o objetivo era familiarizar o alunado com a ortografia portuguesa, usando para isso os seus conhecimentos de galego, se bem a turma era hispanófona na sua maioria, ainda que em geral todas e todos apresentavam uma forte impregnação social con i galego. Cumpre lembrarmos ademais que no ensino primário se aplica, com melhores ou piores resultados, uma imersom precoce e parcial em galego. Os resultados atingidos surpreenderam nom só o responsável do ateliê, mas sobretudo o professorado e a direção do centro, que esteve também presente, razão pela qual se interessaram em repetir a experiência.

 

+ Ligações relacionadas: