Ops para primário: familiarizar-se com a ortografia portuguesa
Os resultados atingidos surpreendérom nom só o responsável do ateliê mas sobretudo o professorado e a direçom do centro
Sexta, 27 Abril 2012 10:38

Carlos Valcárcel - A primeira experiência do projeto OPS para o ensino primário foi um sucesso. Desenvolveu-se no CEP Marcos da Portela, sito na freguesia de Campanhó, no concelho de Ponte Vedra. O objetivo deste ateliê era familiarizar o alunado de 6º de primário com a ortografia portuguesa usando para isso os seus conhecimentos de galego.
A turma era hispanófona na sua maioria, ainda que em geral todas e todos apresentavam uma forte impregnaçom social co galego. Cumpre lembrarmos ademais que no ensino primário se aplica, com melhores ou piores resultados, uma imersom precoce e parcial em galego.
O ateliê desenvolveu-se em duas sessões na primeira semana de dezembro de 2011. O material utilizado está já em linha. Seguindo princípios básicos da didática das línguas, o ateliê começou com uma série de atividades que visavam verificar a compreensom oral e escrita do estudantado. Depois, através de vários jogos competitivos, os alunos e alunas, organizados em equipas, devia induzir uma serie de correspondências entre grafemas lusobrasileiros (<nh>, <lh>, <ç>, <-m> etc.) e fonemas galegos.
A partir desse ponto, propunham-se atividades de leitura e escrita para conseguir que lessem textos brasileiros à galega, mas também que experimentasse a escrever o seu galego usando a ortografia portuguesa. Todas as atividades fôrom completadas com sucesso e muito rapidamente por um alunado visivelmente motivado e envolvido com a consecuçom dos objetivos.
Os resultados atingidos surpreendérom nom só o responsável do ateliê mas sobretudo o professorado e a direçom do centro, que estivo também presente no ateliê. A satisfaçom de professorado e alunado era manifesta, e todos expressárom a sua vontade de voltar a participar numa experiência similar no futuro.