Ops! em Guitiriz, Bezerreã e Cervantes

Continuam os ateliês do Português Simples

Segunda, 09 Abril 2012 08:40

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Os ateliês Ops! (O Português Simples) chegam esta semana a pontos do mais variado da geografia galega: Guitiriz, Bezerreã e Cervantes são os destinos.

Amanhã, dia 11 de abril, um OPS no CPI de Cervantes, ministrado por Noemi Pinheira. A dia 12, três ateliês no IES de Bezerreã, com a mesma docente. Já na sexta-feira, dia 13, quatro OPS no IES Poeta Díaz Castro de Guitiriz, lecionados por Íria Mayer e Carme Saborido.

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

No ano 2011 foram ministrados quase 80 ateliês em várias dúzias de cidades e vilas de toda a geografia galega que chegaram a mais de 2.000 alunos e alunas.