Ops! a 17 de novembro em Ponte d'Eume

O português é a sexta língua mais falada do mundo

Quarta, 16 Novembro 2011 08:51

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A 17 de novembro terá lugar um novo ateliê de Ops! (O Português Simples). Será às 10h30 no IES Breamo, em Ponte d'Eume. A atividade estará ministrada pela professora Antia Cortiças, e dirigida a alunos e alunas de primeiro de Bacharelato.

 

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

Imagem do IES de Breamo, em Ponte d'Eume

 

+ Ligações relacionadas: