Apresentada umha única candidatura ao Conselho da AGAL

Sábado 6 de Junho, eleições ao Conselho da Associaçom Galega da Língua

Quinta, 28 Maio 2009 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Sábado 6 de Junho, eleições ao Conselho da AGAL

PGL - Na terça-feira, dia 26 de maio, expirou o prazo de apresentaçom de candidaturas para as eleições ao Conselho da Associaçom Galega da Língua que terám lugar no vindouro sábado, 6 de junho. A única candidatura apresentada é a que propom o professor Valentim R. Fagim como presidente.

Além do Valentim Fagim, a candidatura complementa-se com os nomes de Miguel R. Penas, Eugénio Outeiro, Manuel César Vila, Jéssica Beiroa, Suso Sanmartin e Gerardo Uz.

A candidatura, denomina-se 'Geraçom Spectrum', como dupla homenagem ao computador do mesmo nome, lançado em 1982 (quando boa parte dos integrantes da candidatura eram só crianças), e também à importância das novas tecnologias na difusom do reintegracionismo.

Precisamente por isso, e pola vez primeira numas eleições ao conselho da AGAL, abrírom um blogue no qual é possível consultar as linhas mestras do seu programa eleitoral, divididas em sete epígrafes:

  1. Para a melhora organizativa da AGAL
  2. A AGAL em internet e o Portal Galego da Língua (PGL)
  3. A revista Agália
  4. A AGAL editora
  5. Promoçom e difusom do reintegracionismo
  6. Difusom da Lusofonia na Galiza
  7. Relacionamento humano

 

Dívida

Na apresentaçom, a candidatura reconhece-se em dívida «com as pessoas e entidades que criárom as bases teóricas do reintegracionismo», quem tivérom que agir «com grandes dificuldades» perante a falta de confiança dos destinatários directos do seu projecto. «O seu labor serviu, no entanto, para que alguns galegos e algumhas galegas rasgassem o guiom que estava escrito para a nossa língua: umha variedade local subsidiária do castelhano. Graças a estas pessoas descobrimos que o galego é extenso e útil», agradecem.

Perfil

Valentim Rodrigues Fagim (Vigo, 1971) é licenciado em Filologia Galego-portuguesa pola Universidade de Santiago de Compostela e diplomado em História. Foi fundador da Livraria A Palavra Perduda e distribuidor de livro português para o Estado espanhol depois da sua fusom com Livros Portugueses. Concluído este ciclo, passou a trabalhar como tradutor (agente livre) e como professor de português (agente livre) para na actualidade leccionar na Escola Oficial de Idiomas de Ourense.

Tem trabalhado e trabalha em diversos âmbitos para a divulgaçom do ideário reintegracionista, quer através de artigos e de um livro editado em 2001, O Galego (im)possível; quer mediante o programa de rádio Arde Medúlio, em Rádio Kalimera (1999, na altura chamada 'Rádio Kalimero'); também em grupos de base como a «Assembleia Reintegracionista Bonaval», a«Assembleia da Língua de Compostela», a própria AGAL ou A Esmorga; ou também corrigindo textos para diversas publicações (Fanzine Rádio Rahim, O Pedroso, Novas de Galiza, Marea Negra...).

Fizo parte do Conselho Nacional da AGAL como vogal entre 2001 e 2003. Desde 2001 até hoje trabalhou desde a Comissom de Informática gerindo diferentes secções (dicionário Isso não é galego, é português, a base da dados textual Statuo Quo, Possibilismo e Regeneracionismo, o Dicionário de Fraseologia e ainda no projecto da GZe-ditora e no Tira-dúvidas do PGL), e também como máximo responsável polo site associado ao PGL do Planeta NH. Fai parte também do e fai parte também do Conselho de Redacçom do PGL e da Academia Galega da Língua Portuguesa.

 

+ Ligações relacionadas: