'Valle-Inclán lusófilo: documentos (1900-1936)' e 'Prédios', novidades da Através | Editora
Já estão disponíveis na loja Imperdível
Quarta, 19 Fevereiro 2014 00:00

PGL - Valle-Inclán lusófilo: documentos (1900-1936) recupera, reúne e dá a conhecer dados, factos e documentos relacionados no seu conjunto com a trajetória de Ramón del Valle-Inclán e os seus posicionamentos respeitantes ao mundo lusófono, do âmbito da literatura, a história, a cultura ou a política, com o fim de obter –simultaneamente– uma imagem diacrónica da receção da sua figura em Portugal.
Sem ser objeto deste volume propor respostas definitivas às polémicas que a figura de Valle-Inclán levantou nos jornais e revistas portugueses da altura, sim pretende oferecer uma primeira aproximação alternativa para o seu debate, exumando as próprias palavras do escritor, através de cinco entrevistas desconhecidas para o grande público, que quando menos obrigam a reconduzir o nosso olhar a uma conceção mais alargada do que para Valle-Inclán significava o "ser galego".
É nesta ótica em que se explicam as suas atividades a favor duma maior vinculação luso-hispana e na qual poderemos perceber em maior profundidade os motivos pelos quais foi mormente admirado pela intelectualidade lusa do momento, que se ocupou de dar a conhecer a sua figura em Portugal, mesmo como Mestre literário e espiritual duma geração.
Rosario Mascato Rey é natural de Ogrobe e doutora em Filologia Hispânica, faz parte desde 1996 do GIVIUS (Grupo de Investigación Valle-Inclán da USC), tendo publicado diversos trabalhos em revistas de reconhecido prestígio internacional sobre o autor arouçano. Foi professora das universidades de St. Andrews (Escócia), Clássica de Lisboa, Santiago de Compostela e Vigo.
Ganhadora dos prémios de investigação Valle-Inclán (2008) e Concepción Arenal (2012).
A sua trajetória científica está especializada no trabalho com a imprensa de inícios do século XX, e na importância da mesma para a análise dos processos de consagração e canonização no campo literário, tomando como caso de estudo a figura de Ramón del Valle-Inclán. A isto dedica na atualidade o seu labor como investigadora pós-doutoral da Universidade de Santiago de Compostela, enquanto desenvolve uma estadia científica em Portugal, onde colabora com o CITCEM (Univ. do Porto), o IHC (Univ. Nova de Lisboa) e o CEHUM (Univ. do Minho).
Obra de Thalámas Salamatu
Prédios, a outra novidade da ATRAVÉS, onde Thalámas Salamatu explora esses espaços em que decorre a vida quotidiana de qualquer pessoa, essas pequenas e grandes ações, lembranças, sensações, encontros, afetos, medos... que moldam as nossas geografias particulares... ou não... Poema a poema percorre, debulha esses locais que nos protegem e nos expõem, que nos isolam ao nos inserirem em comunidades tão aparceladas, arrumadas, seriadas, disciplinadas quanto os próprios espaços. Como se constróem? Como os construímos? Como nos constróem? Como se destróem?
Thalámas Salamatu estudou Geografia para não se perder quando vai a Vigo. Vive na periferia de tudo. Ganha a vida de abaixo, numa cooperativa cultural. Atravessa as passadeiras sem mirar para cima. Goza com coisas demodé, como saudar nos caminhos. É um mau equilibrista, ainda que sabeque o equilíbrio não existe.
Nas próximas semanas também serão publicadas sendas entrevistas ao autor e à autora.
+ Mais info:
- Ficha de Valle-Inclán lusófilo: documentos (1900-1936) na loja em linha Imperdível
- Ficha de Prédios na loja em linha Imperdível
- Lançamento de "Prédios" de Thalámas Salamatu em Compostela [PGL, 06 de fevereiro de 2014]
- Através | Editora apresenta em Redondela o novo poemário de Thalámas Salamatu [PGL, 08 de janeiro de 2014]