«Nântia e a Cabrita d'Ouro», de Concha Rousia, novidade da ATRAVÉS
Este mês será publicado o romance, destinado ao público juvenil
Sexta, 06 Julho 2012 10:16

Concha Rousia é escritora e membro da AGLP
PGL - Um novo título vai passar a incrementar este mesmo mês o fundo próprio da ATRAVÉS|EDITORA, o carimbo editorial da Associaçom Galega da Língua (AGAL). Trata-se de Nântia e a Cabrita d'Ouro, da escritora e académica Concha Rousia.
Trata-se da primeira incursom da ATRAVÉS|EDITORA no terreno do romance para o público juvenil, após ter editado já obras para os mais miúdos.
Reproduzimos a seguir o texto da contra-capa do volume e que serve de aproximaçom a esta obra:
“Os olhos de Ébora furaram a névoa que a separava de Nântia, acabava de ver como a pequena dialogava com a parelha de pássaros; sem mover os lábios ela e as duas rolas se comunicaram. Ébora estava observando a cena com muita atenção; sim, aquele tinha sido um momento longamente aguardado pola sábia, mas afinal ali estava; era a confirmação de que Nântia estava pronta...”.
Será que Nântia, filha de Brigam, o ferreiro, conseguirá recuperar a Cabrita d´Ouro que a poderosa Cerne, a Rainha-Loba, arrebatou ao clã de Laroá? Parece uma missão impossível para uma jovem de apenas treze anos, mesmo que ela seja a escolhida; terá que atravessar as Terras Proibidas, cruzar o rio do esquecimento, adentrar-se na lagoa de Lim e enfrentar-se à temível Cobra-das-Sete-Cabeças. Mas para além disso, terá que superar as armadilhas da pérfida Cerne, que já submeteu todas as terras e clãs desde as chairas de Lim até os cúmios de Croubre, sem que guerreiro nenhum pudesse impedi-lo. Nântia, todavia, contará com a ajuda de Maro, o Cavalo Branco, de Paleug, o lobecão, e Briona, a Espada-que-Vive, e sobretudo, dos seus fiéis acompanhantes, Ila, sua prima, e Brath. Mas antes de tudo isto acontecer, Nântia ainda deverá superar as três provas que mostrarão que ela é a eleita.
A aventura de Nântia, dos seus amigos e inimigos, transporta-nos a um mundo antigo, mas próximo, e a um lugar que é o mesmo que habitamos hoje.
A autora
Concha Rousia nasceu em Covas, na raia, entre Ginzo de Límia e Montalegre. Estudou na Laboral de Vigo e posteriormente nas Universidades de Santiago de Compostela e Maryland.
Começou a sua atividade literária com o relato ‘Lobos’ em Vieiros e continuou-na com numerosas publicações em suporte eletrónico e em papel. Destacam as suas parcerias nas antologias “Poesia do Brasil”, do XV Congresso Brasileiro de Poesia, Rio Grande do Sul; “Primeira Antologia do Momento Lítero Cultural”, em formato digital. 2007, Porto Velho. “Mulheres” com poetas galegas. 2011,Mulheres Feministas do Condado, Galiza. O conto “Herança” publicado em 2007 em Rascunho (Jornal de literatura do Brasil), Curitiba. Em 2005 editou o seu primeiro romance ‘As Sete Fontes’ em formato e-book pola editora digital ArcosOnline, Portugal.
Entre os seus prémios destaca o Prémio de Narrativa do Concelho de Marim, e o Prémio do Certame Literário Feminista do Condado. É secretária da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa; colaboradora desde 2007 dos Colóquios da Lusofonia. É a Presidente pola parte galega do Instituto Cultural Brasil-Galiza. Na atualidade mora na comarca de Compostela onde exerce como psicoterapeuta. Administradora do blog ‘República da Rousia’.
Capa do livro
[prima aqui para alargar a imagem]