«Avanços em...»: Onze volumes publicados em parceria entre a AIL e a ATRAVÉS|EDITORA

A Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) e a ATRAVÉS|EDITORA publicam onze volumes sob o título comum de Avanços em...

Domingo, 24 Junho 2012 09:05

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Capa de um dos volumes

PGL - Esta coleção de livros informa, em boa medida, do estado da arte na pesquisa em ciências humanas e sociais do âmbito da língua portuguesa. Os onze volumes que a AIL publica em parceria com a  ATRAVÉS|EDITORA recolhem os textos apresentados entre 18 e 23 de julho do passado ano 2011 na Universidade do Algarve durante o X Congresso da mais importante associação internacional de estudos lusófonos.

Os trabalhos de mais de 250 estudiosas e estudiosos de mais de 100 Universidades e Centros de Investigação da Europa, Estados Unidos da América e o Brasil, provam a extraordinária vitalidade das áreas em foco e o destaque no campo científico internacional desta Associação científica fundada em 1984 e integrada por docentes universitários, pesquisadores e estudiosos com interesses em variadíssimos âmbitos de investigação dentro das Ciências Humanas e Sociais. Na atualidade a AIL conta com centenas de associados, distribuídos por mais de 30 países dos diferentes continentes.

A edição dos onze volumes da série Avanços em... está assinada polos professores da Universidade do Algarve Petar Petrov e Pedro Quintino de Sousa (coordenador e secretário técnico da Comissão Executiva do Congresso que está na origem deste importante projeto científico e editorial), juntamente com os professores galegos Roberto L. I. Samartim e Elias J. Torres Feijó, das universidades da Corunha e Santiago de Compostela, membros do grupo de investigação GALABRA e, respetivamente, secretário-geral e presidente da AIL. Os títulos concretos dos volumes são os seguintes:

  • Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas. Da Idade Média ao século XIX
  • Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas. De Eça de Queirós a Fernando Pessoa
  • Avanços em Literatura e Cultura Portuguesas. Século XX [3 volumes]
  • Avanços em Literatura e Cultura Brasileiras. Séculos XV a XIX
  • Avanços em Literatura e Cultura Brasileiras. Século XX [2 volumes]
  • Avanços em Literaturas e Culturas Africanas e em Literatura e Cultura Galegas
  • Cultura e Comparatismo nas Lusofonias
  • Avanços em Ciências da Linguagem

 

[Alargar a imagem]

Tal como figura na nota editorial que introduz todos os volumes, os contributos que integram esta série são fruto de um trabalho e de um processo de seleção e debate intensos. Assim, os textos foram submetidos à sua avaliação por pares, a posterior discussão no referido X Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas e, finalmente, à confirmação e revisão final, tendo em consideração os debates mantidos nas sessões do Congresso (em cujo site foram também previamente disponibilizados) e as propostas e críticas apresentadas por cada um dos leitores e ouvintes. De 350 propostas iniciais ficaram finalmente algo mais de 250, num processo que tenta garantir o rigor e prestígio académico precisos.

Na organização dos onze volumes agora publicados delineou-se uma tábua temática e cronológica com uma subdivisão de géneros – distingue-se a prosa, a poesia, o teatro e, incluídos nos géneros em causa, a teoria, os estudos autorais e o comparatismo cultural. A cartografia textual apresentada conduz o leitor pelas literaturas e culturas de Portugal (da Idade Média ao século XX), volumes 1 a 5; do Brasil (séculos XV a XX), volumes 6 a 8; de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e África do Sul (século XX) juntamente com as da Galiza (séculos XVIII a XX) no volume 9; pela Cultura e o Comparatismo nas Lusofonias no volume 10 e pelas Ciências da Linguagem no volume 11 (lugar de grande destaque na produção ensaística do Congresso e onde foram abordadas temáticas distintas como o contacto de línguas, análise contrastiva, análise histórica, fonética e dialectologia, morfologia e léxico, análise textual e ensino).

A coleção será comercializada no Reino de Espanha pola ATRAVÉS|EDITORA, em Portugal será distribuída pola Dinalivro na rede de livrarias físicas e on-line e está já ao dispor do público interessado também na loja Imperdível.

 

+ Ligações relacionadas: